quinta-feira, 14 de agosto de 2014

TRANSPORTE PUBLICO: MAIS UM ESPETÁCULO DO GRANDE CIRCO

Esse ano pode-se dizer que as providencias para que o espetáculo circense devidamente apresentável foram tomadas as pressas, onde no mesmo os palhaços somos nós, e com certo ou completo descaso (dependendo do ponto de vista), até então, esperado e conformista. Desde o periodo da Revolução Industrial, quando o sistema de transporte público foi implantado no Brasil foram identificadas falhas gritantes e desde esse mesmo período são prometidas melhorias obrigatórias para o conforto básico! Más não foi como o esperado, ainda hoje a população brasileira clama por um olhar de ajuda para esse setor.

Durante o ano de 2014 algumas providencias foram tomadas com pouca eficácia, como por exemplo, a obra e o funcionamento metrô de Salvador que se arrastava desde 2000 e só agora disponibilizaram cerca ¼ da obra. E essa iniciação só se deu por que a prefeitura passou a dianteira da obra para o governo do estado que em parceria com a presidência, “delicadamente” ensaboou os olhos dos soteropolitanos. O atraso, além de expor a população ao ridículo, gerou um atraso estrondoso na economia, levando em conta que o funcionamento desse setor traria emprego e renda á centenas de pessoas e assim a cidade também.

Nacionalmente o problema é ainda mais desastroso, no ano de 2013 deu-se inicio uma série de protestos contra do acréscimo de R$ 0,20 na passagem de ônibus. Esse foi apenas o ponto de partida, pois os protestos se estenderam de Maio á Junho, quando a maioria dos casos de aumento na taxa foi reduzido, esse movimento ficou conhecido como: "Revolta dos 20 centavos" ou "Movimento dos 20 centavos"!
A falta de respeito com a população existe e não se esconde, pois o país com a sétima maior economia do mundo ainda carrega seus habitantes como animais em metrôs, ônibus e trêns lotados e sem o mínimo de segurança. Paga-se impostos até para comprar o produto mais barato existente no mercado, impostos absurdos, e a recompensa é ser tratado como lixo, remete á 1530 nos tempos do Brasil Colônia, quando os africanos eram trazidos em navios negreiros em condições absurdamente desumanas! 

Há várias medidas a serem tomadas quanto a esse problema, a solução está em nossas mãos, escolhendo conscientemente a melhor opçãos para a melhoria do país nesse e outros vários aspéctos.

Por: Zenilda Carine

6 comentários:

  1. ´´ Pagar muito por um péssimo transporte´´
    esta é a grande realidade d nosso pais...

    ESPEDITO

    ResponderExcluir
  2. Realmente é um absurdo o que acontece nesse Brasil, Cadê o dinheiro desses imposto que a gente tanto paga? Existe uma diferença imensa quando paramos para comparamos os produtos vendidos aqui no Brasil e os vendidos nos exterior, diferença de preço no Brasil e exterior pode ultrapassar 200%, Cobrança de imposto? Não. Isso não explica. Talvez se os brasileiros dessa geração fosse igual aqueles que derrubaram a ditadura, indo a luta pelo nossos direitos,o país com certeza não seria essa bagunça.

    ResponderExcluir
  3. Costumo dizer que isso é um assalto isso não pode existe já não basta oque nós pagamos de imposto altíssimos? eles aumenta o preço do transporte e as condições ainda continua precárias! .

    ResponderExcluir
  4. O transporte de Dias Davila apresenta pessimas condiçoes de uso.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O transporte no brasil está uma vergonha.
    Em relação ao aumento no preço das passagens do transporte público, posso citar minha cidade "Dias d'Ávila" que a pouco tempo sofreu um aumento de 20% no preço das passagens, e que causou indignação aos usuários que opta pelo uso diário.
    Como pode acontecer esse aumento se falta manutenção dos ônibus, estão em péssimo estado de conservação e os ônibus passam superlotado. E com essa superlotação dos ônibus, temos que optar pelo transporte informal que são procurados diariamente.

    ResponderExcluir