quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

A Degradação Ambiental e seus efeitos Hoje

                                             Alunos: Jean Mota Santos - Alessandra Santos Mota - Juliana Raisa

      A Seca

       Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) uma área que equivale a duas vezes a Bélgica ou 60 mil km quadrado, se tornam inférteis e secos quase se tornando deserto.
       Através desse processo se torna perdido 24 bilhões de toneladas da camada arável, fazendo com que a produção agrícola se torne negativa e o desenvolvimento não se torna sustentável , esse acontecimento ja foi considerado um dos maiores problemas social, ambiental e econômico em várias localidades no mundo.
       A ONU já afirma que essa degradação já afeta 3,6 bilhões de hectares, o que ameaça a vida de mais de 990 milhões de pessoas, em cerca de 110 países , sendo que só na África já soma quase metade desse número, mais nós não estamos fora , só a America Latina e na Ásia se tornam mais da que a metade. No mundo inteiro o território da seca já aumentou cerca de 50% durante o século 10.
      No Brasil as áreas que estão se tornando semi-árida, sub úmidos e secos se encontram no Nordeste e uma pequena parte do Sudeste.
     Só no Nordeste calcula-se 180 km quadrado em processo de desertificação situados principalmente no Nordeste. 
     Segundo Carlos Nobre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o aquecimento global vai tornar as secas bem mais intensas nas regiões semi-áridas .
     Mas existem áreas que não são consideradas áreas de desertação, pois apesar de seca, não existe vida. Essas áreas são chamada de arenização que geologicamente chamam de Botucatu.
                                                                                         


      Poluição em Pauta


      A poluição solar vem crescendo gradativamente, é prejudicial a saúde pois com os lixos tóxicos o processo de crescimento das plantas é afetada e as águas do subsolo. Temos como exemplo de lixo toxico os fertilizantes que apesar de ter papel importante no solo, são tóxicos.É visto que são muitos os aspectos prejudiciais ao solo, são produtos químicos jogados ao solo, embalagens de plásticos que demora para se decompor, o papel, o metal e entre outros.
      O chorume que é o restos de alimentos que são decompostos forma de um caldo escuro e ácido que quando colocado no solo, estiver em grande quantidade ele pode entrar em contato com as águas de rios e etc.
      As industrias e fábricas também contribuem para a poluição pois muitas delas se desfazem dos lixos tóxicos em rios e solos.
      A poluição  só é amenizada com reciclagens e produtos descartáveis e as industrias que se conscientizam do mal que estão causando, jogando lixo no solo e nos rios que acabam entrando em contato com os seres vivos.
                                                                                   

     Melhorias Já


     Século XXI tempo que ocorreu grandes mudanças, grande crescimento de industrias, tecnologias e veículos automotivos  em alta e entre outras modernidades e inovações , até então tudo tudo  ok pra os empresários  e consumidores. Mas por traz de tudo isso tem as suas consequências, umas delas é a poluição do Ar que com toda essas inovações tem prejudicado muito á saúde do ser humano.
      Entretanto são elas as industrias também que nos ajuda, porque são elas que nos da trabalho para podermos dar de comer a nossos familiares, ajuda a realizar o sonho da casa própria, ajuda a realizar sonhos, sonhos esses que vem com consequências devido aos produtos tóxicos industriais que polui o ar que respiramos, causando doenças respiratórias e entre outras doenças mais graves a saúde do ser humano. 
      Devido a grandes repercussões positivas e negativas as empresas deveriam  procurar uma melhor condição de produzir sem que afete a natureza e principalmente a saúde dos seres vivos, sem que eles também deixem de ganhar.
       Tudo por um planeta mais limpo e saudável.


                                                                                                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário