sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Brasil, uma sociedade cheia de preconceitos.

Preconceito Social 

O preconceito social ainda esta presente em nosso cotidiano, e esta diretamente interligado ao poder aquisitivo, à posição social, ao nível de escolaridade,e no padrão de vida, esse tipo de preconceito geralmente ocorre quando uma pessoa se julga superior por ter mais condições financeiras, uma melhor aparência, ou por ter uma moradia melhor.
Esse tipo de discriminação também ocorre quando os indivíduos são julgados por atitudes, ou seja, se é enfatizado que o mesmo só teve a atitude por ser menos favorecido (pobre), se o individuo tem uma boa condição financeira ela não vai sofrer esse tipo de represália. Nas escolas também é muito comum pois os alunos que se julgam superiores formam grupos fazendo assim uma separação da turma, o que não é muito saudável .Como qualquer outro tipo de preconceito,está,motivado pela situação econômica , também se manifesta como um tipo de violência da mesma forma que ele dado pela cor da pele ,tão comum à sociedade Brasileira. No mundo em que vivemos é justamente essa forma de conceito formado por antecipação que faz a desigualdade social aumentar absurdamente. Portanto, a sociedade que diz democrática , deveria dar ouvidos a essa classe social posta em isolamento , e entender os motivos pelo quais os tachados incultos se encontram nessa situação .Esse seria o primeiro passo para pôr um fim ao pior dos preconceitos,o social ,que só faz aumentar as diferenças entre as pessoas ao discriminá –las com base em critérios irrelevantes com dinheiro  O preconceito se dá mais comumente quanto a um grupo do qual ele não se vê como pertencente, mas as pessoas podem também ter preconceito social quanto ao próprio grupo  Sendo uma atitude ou ideia formada antecipadamente e sem qualquer fundamento razoável.
Está na maldade dos olhos de quem ver ,e na ignorância de quem acha que sempre está com a razão é muito comum pois as pessoas estão sendo julgadas pela aparência, moradia, estilo de vida, deficiências resumindo sua condição financeira .

Equipe: Scarlete Matos, Dayane Guimarães e Shayane Lopes.

Texto produzido por: Dayane Guimarães.


Nenhum comentário:

Postar um comentário