sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Brasil, uma sociedade cheia de preconceitos.

O preconceito da imagem.

 Existem vários tipos de preconceitos, inclusive aquele relacionado à imagem.
Quando eu digo isso me refiro à negra que tem cabelo liso e as pessoas provavelmente iram lhe perguntar se é megahair, ao garoto com aparência duvidosa, a menina acima do peso, abaixo do peso, aquela que veio de um ‘lugar ruim’ enfim a discordância da ‘imagem perfeita’.  Muitas vezes passamos por vários tipos de preconceitos, não precisa ser negro ou homoxessual para sofrer isso, muitas vezes você só precisa ser gordo, ter um cabelo ‘ruim’, não ter lá as melhores condições... Enfim, está ‘’fora do padrão’’.
É ridículo o modo como às pessoas julgam as outras em base no que vê, não as conhece, nem sabem o nome, mas podem vê um menino ‘‘mal encarado’’ sentar-se ao seu lado em um ponto de ônibus e se levantar com medo de ser assaltado, sabemos a realidade em que vivemos mas nem todos iram agir de ‘’má fé’’.  Outro exemplo é ser excluído de tal grupo por não se ‘’encaixar’’ e por quer? Somente por não ter as melhores roupas, que seriam aquelas de marcas famosas ou não ter boa aparência. Somos julgados todos os dias pela nossa imagem, muitos falam bonito, falam que o que importa são os teus atos, mas mas muitos dos que dizem isso são os primeiros a julgas pela aparência sem querer saber o que à por trás daquilo.
Muitas vezes alguém que é competente, inteligente e dedicado pode perder uma vaga de emprego para outro que nem seja tão esforçado quanto ele, somente por vir de um lugar melhor, ter estudado em uma rede de ensino particular, enfim, ter uma imagem melhor que a do concorrente.
O preconceito pela imagem não afeta individualmente, ele é influenciado de uma forma tão grande pela mídia que se torna uma ‘’verdade’’ aos olhos de todos, como a falsa imagem de que todo baiano é preguiçoso e fala com aquele sotaque pesado como vemos serem representados na TV.
Falando nisto, a TV é um grande meio de influencia a imagem. Ela mostra o que se é bonito, o que se deve usar, como deve se comportar, o que deve comprar e as vezes até para onde deves ir.
Eles impõem um padrão, e se você não está nele não será aceito na sociedade.

’O que geralmente anda me intrigando é a hipocrisia da nossa sociedade. Porque a maioria das pessoas finge ser o que não são? Somente pelo simples fato de que elas podem não ser bem aceitas na sociedade? Pois sim, é exatamente nesse mundo que vivemos, onde cada pessoa finge ser uma pessoa que ela pensa que não é. Ambíguo, mas real.’’
Dabrê – 
( Fonte do trecho a cima: http://pensador.uol.com.br/sociedade_hipocrita/ )

Equipe: Scarlete Matos, Dayane Guimarães e Shayane Lopes.
Texto produzido por: Scarlete Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário