quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

O avanço da tecnologia, e sua consequência para sociedade.



Alunos: Expedito Rodrigues, Elias da Silva Santos, Fabricia Amorim


O avanço da tecnologia, e sua consequência para sociedade.

Revolução Industrial

 Elias da Silva/ Expedito Rodrigues


             A grande revolução industrial ocorrida na Inglaterra no século XVIII foi o grande marco para o inicio do avanço tecnológico em todo o mundo. Varias empresas passaram a aderir maquinas em seu processo de produção, substituindo a mão de obra, visando menor gastos, aumento na produção e consequentemente mais lucros. A Primeira Revolução Industrial iniciada no século XVIII; a Segunda Revolução Industrial a partir da metade do século XIX; e a Terceira Revolução Industrial na década de 1970 do século XX.


          A transição para novos processos incluiu a transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas e a fabricação de novos produtos químicos, nesse período usava muito a produção artesanal a manufatura, os trabalhadores perderam o controle do processo produtivo, uma vez que passaram a trabalhar para um patrão na qualidade de empregados ou operários, perdendo a posse da matéria-prima, do produto final e do lucro. Esses trabalhadores passaram a controlar máquinas que pertenciam aos donos dos meios de produção os quais passaram a receber todos os lucros, o trabalho realizado com as máquinas ficou conhecido por maquinofatura.
          Entretanto essa drástica mudança gerou varias consequências, como o aumento do desemprego que atingiu uma grande massa de trabalhadores na época.
          Péssimas condições de trabalho, baixos salários e vários indicies de acidentes em um país recentemente industrializado que aos poucos foram se adequando a esse novo modo de produzir.
          Já por outro lado a constante busca em aprimorar os produtos e a concorrência entre as empresas proporcionaram um amplo avanço tecnológico que sucede até os dias de hoje. 




Fontes: Sala de aula com explicações dos Professores e auxilio de pesquisas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial
http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-industrial.htm

http://wikigeo.pbworks.com/f/1336054954/rev_3.jpg 





Celular X Escola

Elias da Silva/ Fabricia Amorim

         O aparelho celular é um equipamento que vem se infiltrando cada vez mais no nosso dia a dia, trazendo grandes benefícios como também malefícios para quem o usa.
         Na Escola, por exemplo, ele trouxe um grande avanço na tecnologia de ponta, ajudando em pesquisas e trabalhos escolares. Mais já por outro lado, vem tirando a atenção de muitos jovens e crianças em sala de aula.
        Com recursos cada vez mais avançados, como internet 4g, acesso a redes sociais, diversos tipos de aplicativos, jogos, etc. Os celulares atraem a atenção dos alunos em sala de aula tirando o foco do aprendizado. Estados como o Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo dispõe de leis que proíbem o uso do celular em escolas da rede estadual. Entretanto, há a possibilidade desses aparelhos ajudarem no ensino se a escola e os professores se adequarem às novas tecnologias, fazendo com que estas sejam suas aliadas.
       Essa adaptação pode ocorrer com o desenvolvimento de aplicativos de interação com o professor, por exemplo, ou mesmo o envio de mensagens com dúvidas do aluno que for tímido para perguntar em sala.
       Na unidade Escolar como auxilio de estudo, é muito bem vindo, pois tanto professores como alunos conectados e tendo a oportunidade de tornar a aula mais divertida e proveitosa, é ótimo para estimular e tornar mais eficiente o entendimento dos assuntos abordados na sala de aula.
       Atualmente o uso desse aparelho é indispensável por seu fácil acesso a comunicação, em fim, cabe aos seus usuários usa-lo da maneira correta.



 




Avanço no Campo

Elias da Silva/ Expedito Rodrigues           

       Desde a antiguidade, o homem tinha no campo um meio de sustentar sua família, plantações de frutas e verduras, criação de gado, entre outras atividades que garantiam a sobrevivência longe da cidade grande.
       Entretanto logo após a chegada das maquinas ao campo, o trabalho comum foi perdendo seu valor, atividades que antes eram feitas pelos homens, passaram a ser executadas em fração de segundos pelas maquinas.
       Isso significa que estamos falando de um mercado promissor e que ainda renderá muitos lucros para a economia nacional. Aliado a tudo isso, temos que olhar também para a evolução da tecnologia no campo. Atualmente, já é possível mecanizar cada etapa do processo produtivo. Existem no mercado opções como grandes colheitadeiras com multifunções, até equipamentos portáteis para atender a demanda do pequeno e médio agricultor. Até mesmo à agricultura familiar encontra uma variedade grande de máquinas que tornaram o dia a dia mais fácil.
      Com tudo isso, a vida do homem no campo já não tinha mais aquelas vantagens, dai então segue o êxodo rural. O desemprego do homem no campo e levou a buscar uma qualificação superior na Cidade grande para estar apto a operar as maquinas e continuar seu trabalho no campo, mais antes o trabalho que reunia centenas de pessoas e durava o dia todo, tinha alto custo para os agricultores, e hoje as maquinas fazem o mesmo trabalho com menos gastos, mais produtividade e agilidade, e no local que tinha centenas de pessoas hoje tem dezenas, por isso o alto índice de desemprego no campo. 

 

 

Fontes: Sala de aula com explicações dos Professores e auxilio de pesquisas
 http://www.mundoeducacao.com/upload/conteudo/revolucao%20verde%20me.jpg
 
 
O avanço dos meios de comunicação

Elias da Silva/ Expedito Rodrigues  

         É quase impossível se pensar em meios de comunicação sem vir à mente a grande diversidade atual, aparelhos celulares, tablets, computadores e internet, são resultados de uma grande evolução na tecnologia da comunicação que não para de se a aprimorar.
        Entretanto nem sempre foi assim, o uso de cartas era um dos poucos meios de comunicação entre pessoas distantes, usava pombo correio, mensageiros oficiais que levavam mensagem através dos Pergaminhos, levavam noticias e acontecimentos para outras localidades.

        Depois veio o telegrafo que começou a facilitar a comunicação, depois dos antigos telégrafos surgiram outros meios de comunicação que se perpetuam até hoje, podendo ser considerados atuais, apesar de não tão novos. É o caso do jornal, publicação impressa com notícias, notas e colunas, do rádio, aparelho de som que utiliza ondas, do telefone, que estabelece uma chamada na quais duas pessoas podem falar e ouvir uma à outra, e da televisão, emissora de imagens e sons, considerada o maior meio de comunicação em massa.

        A internet e aparelhos modernos tornou tudo rápido e fácil, E-mail, redes sócias, televisores com interatividade nas programações, tudo a um click para uma informação local ou acontecimento, rodar todo o mundo em piscar de olhos, pessoas manterem contato, e ate conhecer pessoas de qualquer parte do planeta. Umas das consequências de toda essa modernidade esta no vicio, mentiras que pode ter graves consequências, crimes virtuais, vírus que pode causa diversos problemas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário